quinta-feira, 14 de junho de 2012


Relatório de Execução do

 PROJETO INTERDISCIPLINAR





“Papietando Quintana: Esculturas em papietagem junto aos poemas de Mario Quintana do livro Lili inventa um mundo"


Autoria: Micilene Gonçalves de Lima Lopes

Matrícula: 09/79384


Esse projeto foi feito e pensado para ser desenvolvido no CEF 03 de Planaltina.



  












1º aula


1º aula - Comecei explicando aos alunos o projeto, o qual era uma parceria entre Artes e Literatura e que, para isso, conheceríamos um livro de Mário Quintana "Lili inventa o mundo". Expliquei-lhes que depois aprenderiam a fazer esculturas com uma técnica chamada papietagem. Mostrei todo o livro colorido e logo em seguida fizemos a atividade de sensibilização que foi uma brincadeira de mimica com esculturas famosas, depois distribui as cópias para leitura.

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2ª aula - Poesias


2ª aula – Comentamos as poesias - falaram sobre a que acharam mais interessante, muitos escolheram: Noturno, comentaram como o tempo estava passando lento pra eles, que queriam sair à noite e não podiam fazer tantas coisas como dirigir, trabalhar e ter dinheiro. Outros escolheram conto de todas as cores. Relataram suas invenções, sonhos e desejos que já tiveram.





3ª aula – Mostrei os slides sobre escultura


3ª aula – Mostrei os slides sobre escultura http://issuu.com/cristianopiton/docs/turbilh_o_de_imagens ( escultura de construção) Autor: Cristiano Piton - professor graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia, onde também fez mestrado em Artes Visuais, atualmente é professor efetivo da Escola de Belas Artes da Bahia. Ele produziu esses fragmentos para auxiliar em suas aulas sobre o Tridimensional. Esse material foi produzido em 23 de março de 2012. Ele pretende informar que se podem fazer esculturas com qualquer material orgânico e inorgânico, um turbilhão de imagens que tem como objetivo mostrar os conceitos relacionados à escultura de construção.
http://issuu.com/cristianopiton/docs/apresenta__o_escultura_modular Material de Cristiano Piton - professor graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia, onde também fez mestrado em Artes Visuais, atualmente é professor efetivo da Escola de Belas Artes da Bahia. Ele apresenta imagens diversas que utilizam módulos na construção.

Com esses vídeos mostrei e informei o que era uma escultura e como se fazia uma escultura. Apresentei vários materiais orgânicos e inorgânicos para construção de uma escultura. Mostrei as esculturas do artista Tadeu, que utiliza vários materiais. http://www.youtube.com/watch?v=2pSHU_ZzfsI






4ª aula


4ª aula – Pedi um horário emprestado para um colega. Através desse site http://panohippie.blogspot.com.br/2010/01/como-fazer-trabalhos-utilizando-tecnica.html mostrei o passo a passo da construção em papietagem. Contei a história da papietagem, como surgiu e artistas que se destacaram desenvolvendo e inovando essa técnica. Contei a biografia de Picasso e de George Braque. ( não tivemos tempo de fazer pesquisas).




Logo após falamos sobre arte e artesanato
O artista não trabalha apenas com sua inteligencia e sensibilidade, ele é influenciado pelo meio cultural em que vive e com o qual comunica-se através da arte.
Temos dois tipos de arte, a erudita e a popular. Arte erudita é aquela própria das camadas mais instruidas da sociedade. Os artistas atingem um alto grau de conhecimento, tem como cararacterística o tratamento científico dado ao assunto. Já a arte popular é própria das camadas menos cultas da sociedade. Os artistas captam o sentimento do povo e comunica-se com ele numa linguagem comum, tem como caracteristica a espontaneidade no tratamento dos temas. Em todas as regiões do Brasil podemos encontrar obras de arte do povo brasileiro.
Artesanato é um sitema produtivo que consiste no trabalho familiar, com instrumentos próprios e com um número limitado de trabalhadores.
Esse sistema produtivo é típico da economia medieval, e se perdeu com a Revolução Industrial.



5ª aula -
 Conversamos sobre a importância do trabalho desenvolvido por todas essas pessoas que conhecemos nessa aula. Falamos sobre o processo de criação da obra, o gasto com materiais, o tempo despendido, o surgimento da criatividade e produção de uma obra. Que muitas pessoas não valorizam o trabalho de um artista e ainda não consideram o artesão como artista e menosprezam desvalorizando seu trabalho. Mostrei esculturas de barro de artistas nordestinos, de índios, e de pessoas de renome como Picasso para iniciar uma discussão sobre o assunto. Perguntei qual eles considerariam arte. Obtive várias respostas.




Georges Braque. Still Life, 1914. Colagem de cortes variados de aquarelas, carvão, grafite e óleo. 35,1 x 27,9 cm. Assinado no verso (centro) em carvão: G Braque Gallery: Ulmer Museum, Ulm, Germany


Artist:Georges Braque, Date: 1914, Place of Creation:France, Style:Synthetic Cubism Genre:still life
Technique:charcoal, collage, gouache, Material: cardboard, Dimensions: 48.3 x 31.8 cm
Gallery: Ulmer Museum, Ulm, Germany

Trio Nordestino, peça com 15 cm de altura. Artesão Ednaldo, peça assinada. Artesão do Alto do Moura - Caruaru/PE





Guitarras feitas por Picasso em exposição no MoMA. A exposição está sendo realizada em uma sala, essa exposição mostra o momento em que ele entrou para o cubismo. Os quadros são feitos com colagens, sempre focado em guitarras. Reunindo cerca de 70 colagens intimamente ligados, construções, desenhos, pinturas de mídia mista, e fotografias, montados a partir de mais de 30 coleções públicas e privadas em todo o mundo.Ele usa técnicas e materiais como: jornal, papel de parede, partitura, pintura com areia, placa de papel, papelão e chapa.


The Museum of Modern Art
11 West 53 Street New York, NY 10019

A Femme aux feuilles, Mulher com folha,Composta de uma modelagem composta de folhas vivas e papel gofrado, de rosto retangular, e folhas modeladas em seus braços.1943, encontrada no livro conversando com Picasso pag. 292 figura nº 39.

Comprado em uma exposição da FUNAI na casa do índio
Surgiu o assunto do índio e sua cultura, primeiros habitantes, herança cultural e como na minha escola a internet é sem fio busquei na hora essa figura que é igual às peças que tenho em casa para mostra-los. Foi uma necessidade nascida do momento. E me lembrei delas por mágica.


Ajuda da direção da escola

Uma das assistentes cortou TNT para cobrir as mesas e evitar muita sujeira.

Carrinho vai...

6ª a 10ª aula- Momento montagem

Momento montagem

6ª a 10ª aula – No final da 5ª aula foi pedido o seguinte material: Jornal, cola e durex.

 Teoria
Escultura em papel
A escultura em papel tem como objeto dar a superfície relevo e volume. Para chegar a este resultado é necessário uma série de operações expostas a seguir. Que devem ser lidas e executadas com muita atenção, observando ao mesmo tempo afigura base.
1-manipulação do papel
A fim de evitar desperdício manipule o jornal sempre no forro e se alguma parte cair deve ser recolhida imediatamente. O jornal deve ser amassado até se adquirir o formato desejado e firmado com fita adesiva para não se perder o trabalho.
2-recorte das partes indesejadas
3-enrolar uniformemente para se obter os membros inferiores e superiores, para isso utilise um corpo cilindrico que pode ser um pincel atômico.

Começamos a colocar a mão na massa!





Momento colagem
A colagem, passo importante na realização da escultura em papel, deve apresentar quatro qualidades indispensáveis:
1-plasticidades - boa moldagem
2-muito adesiva - que ligue as partes intimamente - cola de boa qualidade
3-fácil emprego - uso de acordo com a necessidade, sem abusos
4-cuidar pela limpeza usar pincel de pelo ou cola de bico fino para não sujar as mãos e a escultura.
A cola deve ser usada com moderação para se obter uma montagem impecável.



Momento secagem

Momento secagem



Momento pintura



Momento pintura



Relatório final


  Relatório final

         No fim do dia de hoje 11/06/12 depois de enfrentar atropelos, dificuldades com o tempo curto, achei-me aqui explicando para minhas colegas de trabalho meu projeto interdisciplinar.

         Da primeira ideia, do primeiro bosqueijo, as primeiras leituras realizadas, das muitas correções feitas em meu projeto, muito mudou até hoje.

         A minha pretensão inicial era trabalhar o livro de Mário Quintana Lili inventa o mundo, com as tecnicas da papietagem e arte francesa. Pensei que seria fácil trabalhar com alunos do sexto ano e que seria moleza. Logo percebi que apesar de ser algo que me deleito não seria possivel desenvolver as duas tecnicas nesse projeto.

          Percebi que o tema teria de ser enxugado. Então me concentrei na papietagem.

         O meu objetivo maior, ao trabalhar com a papietagem era mostrar a todos que esta prática pode ser arte, visto que tudo é arte apesar de alguns críticos chamarem esse tipo de arte de arte menor.

         Busquei referências e vi-me face à primeira dificuldade: não encontrava referenciais teóricos nos quais pudesse embasar minhas pesquisas.

         Li, pesquisei, busquei e encontrei dois artistas que praticaram uma forma de papietagem – George Braque e Pablo Picasso, são maneiras diferentes da mesma técnica, percebi a evolução da mesma, pois faço de uma maneira mais moderna que as duas observadas.  

         Nessas buscas, outros caminhos foram-se abrindo a mim, ainda bem, porque cheguei ao ponto de pensar em desistir de tudo e começar do zero com outra técnica e assunto: pensei em criar um gancho com a leitura e interpretação dos poemas de Mario Quintana, cujas obras aprecio bastante.

         Pensei, então, que a técnica da papietagem poderia ser usada para a criação de esculturas por parte dos alunos dos 6ºs anos do Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina, escola na qual trabalho, sendo estas esculturas a releitura dos poemas contidos no livro “Lili inventa um mundo”.

         Fiz e refiz incansáveis vezes o projeto e, no entanto, ainda faltava algo: embasamento teórico – algo no qual os alunos pudessem se espelhar para a realização de suas atividades de confecção das esculturas.

         Adquiri o livro de poemas “Lili inventa o mundo”, tirei cópias para os alunos, tinha segurança do que gostaria de desenvolver. Consegui isso graças ao incentivo de minha tutora Daniela, a qual indicou-me firmar e perseverar na minha pesquisa. Pesquisei obras dos artistas escolhidos que, a meu ver se encaixavam com a mesma ideia da papietagem: construção, montagem através da colagem e recolagem de papel, partindo do simples para a produção de algo mais complexo.

         Pesquisei sobre os artistas e me surpreendi com todas as fases de suas vidas - incrivelmente passaram por guerras e movimentos culturais nas quais foram influenciados até o ponto de montarem parceria. Encantei-me pelas obras de George Braque: Still Life, 1914, técnica Colagem de cortes variados de aquarelas, carvão, grafite e óleo, Still Life, 1914, Gênero cubismo sintético, técnica: colagem, carvão, guache, Material: papelão e pelas obras de Picasso que foi uma guitarra feita com colagem de papelão e A Femme aux feuilles, Mulher com folha,Composta de uma modelagem com folhas e papel gofrado, de rosto retangular, e folhas modeladas em seus braços de1943 .

         Então, pensei que o projeto basear-se-ia nesses três eixos: leitura e interpretação dos poemas de Quintana, estudo das obras de Braque e Picasso e confecção das esculturas utilizando a papietagem interpretando os poemas face às obras analisadas.

         Creio que era o que me faltava para encerrar as ideias do projeto que desenvolvo. Embora o mesmo ainda seja um esboço e que saiba que ainda há muito a ser aprimorado, percebo que um longo caminho foi percorrido.

         Infelizmente não pude finalizar a aplicação do projeto com alunos devido à falta de tempo disponível pelo cronograma da disciplina. Vou fazê-lo em agosto, pois entramos no período de avaliações e tornou-se inviável a finalização. Coloquei-o, no entanto, para aval do grupo de professores, coordenadores e direção da escola no qual o mesmo será aplicado para saber de sua validade e buscar sugestões de aprimoramento do mesmo. Foi uma conversa interessante, no momento dedicado à coordenação pedagógica geral. Expus-lhes os princípios que fundamentam meus pensamentos, relatei-lhes a experiência com o mesmo até o momento, mostrei-lhes exemplos de trabalhos que podem ser feitos utilizando a papietagem, listei e apresentei os materiais que estavam sendo utilizados na realização das esculturas propostas, li alguns poemas de Mario Quintana, projetei-lhes os vídeos apresentados por mim para fundamentar o assunto, enfim, mostrei-lhes tudo o que fora desenvolvido por mim até o momento.

         Da experiência, valeram-me o desempenho e boa vontade de meus alunos e colegas que me deram a maior força para realisa-lo. Os alunos relataram-me que se divertiram bastante com o trabalho, e que mudou a vida deles, nunca pensaram que seriam capazes de realisar tal feito. A auto estima foi elevada e a sensação de poder de criação foi algo que eles experimentaram. No início quando viram a proposta, disseram que era impossivel, e aos poucos quando desenvolviam as atividades eles viram que era realisável. Sentiram como se fossem artistas, sonharam com uma exposição onde as perguntas seriam respondidas por eles e quem sabe até ensinar a alguém a ganhar a vida com esse tipo de arte. Estamos esperando para a parte de acabamento e exposição das peças.










quinta-feira, 7 de junho de 2012

O gato

O gato
O gato é preguiçoso como uma segunda-feira.



Coisa louca
Um elefante caiu do teto.


As pulgas
As pulgas saltam tanto porque também têm pulgas.





Canção da ruazinha desconhecida

Canção da ruazinha desconhecida


Ruazinha que eu conheço apenas
Da esquina onde nela principia...

Ruazinha perdida, perdida...
Ruazinha onde Marte fia...

Ruazinha em que eu penso às vezes
Como quem pensa numa outra vida...

E para onde ei de mudar-me, um dia,
Quando tudo estiver perdido...

Ruazinha da quieta vida...
Tristonha... tristonha...

Ruazinha onde  Marta fia

e onde Maria, na janela, sonha...

Viver

                   Viver
Vovô ganhou mais um dia. Sentado na copa,
de pijama e chinelas, enrola o primeiro cigarro
e espera o gostoso café com leite.
Lili,matinal como um passarinho,
também espera o café com leite.
Tal e qual vovô.
Pois só as crianças e os velhos conhecem
a volúpia de viver dia a dia,
hora a hora,
e suas esperas e desejos nunca se estendem
além de cinco minutos...

Noturno

            Noturno

O relógio costura, meticulosamente,quilômetros e
quilômetros do silencio noturno.
De vez em quando, os velhos armários estalam como ossos.
Na ilha do pátio, o cachorro, ladrando.
(É a lua.)
E, à lembrança da lua, Lili arregala os olhos no escuro.

Conto de todas as cores

Conto de todas as cores

Eu já escrevi um conto azul, vários até.
Mas este agora é um conto de todas as cores.
Sim, porque era uma vez uma menina verde
Um menino azul
um negrinho dourado
um cachorro com tons e entretons do arco-iris.
Até que,
Devidamente nomeada pelo Senhor Prefeito,
veio ao seu encontro uma comissão de Doutores
_ todos eles de preto, todos eles de barba, todos eles de óculos e,
por mais que cheirassem e esfregassem nossos quatro amigos,
viram que não adiantava nada
e puseram-se gravemente a discutir se aquilo poderia ser
mesmo de nascença ou ...
_Mas nós não nascemos _ interrompeu o cachorro _ nós
fomos
inventados!

terça-feira, 5 de junho de 2012

Mulher com folha

A Femme aux feuilles
Mulher com folha
composta de uma modelagem composta de folhas vivas e papel gofrado, de rosto retangular, e folhas modeladas em seus braços.
1943, encontrada no livro conversando com Picasso pag. 292 figura nº 39





Guitarras feitas por Picasso em exposição no MoMA. A exposição está sendo realizada em uma sala, essa exposição mostra o momento em que ele entrou para o cubismo. Os quadros são feitos com colagens, sempre focado em guitarras. Reunindo cerca de 70 colagens intimamente ligados, construções, desenhos, pinturas de mídia mista, e fotografias, montados a partir de mais de 30 coleções públicas e privadas em todo o mundo.Ele usa técnicas e materiais como: jornal, papel de parede, partitura, pintura com areia, placa de papel, papelão e chapa

The Museum of Modern Art
11 West 53 Street New York, NY 10019



domingo, 3 de junho de 2012

Endereços importantes para pesquisa


Endereços importantes para pesquisa:

httphttp://anosloucos.blogspot.com.br/2010/01/pablo-pic
http://www.ufal.edu.br/ufal/noticias/2008/10/exposicao-no-theo-brandao-mostra-esculturas-feitas-de-papel/ asso.html://www.brasilescola.com/historiag/historia-da-arte.htm
BENJAMIN, W. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: BENJAMIM, W; HORKHEIMER, M.; ADORNO, T.W.; HABERMAS, J. Textos escolhidos. (Os pensadores.) São Paulo: Abril, 1980. 

CHIPP, Herschel B. Cubismo: A forma como expressão.
Introdução. In: CHIPP, Herschel
B. (Org.).
Teorias da arte moderna. (1968.) Trad.Waltencir Dutra et al. São Paulo: Martins
Fontes, 1988.

Janson, H.W. História Geral da Arte, 2ª edição, São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Argan, Giulio Carlo, 1909-1992. Arte Moderna/Giulio Carlo Argan: tradução de Denise Bottmann e Frederico Carotti.-São Paulo: Companhia das letras, 1992.

Pablo Picasso


Pablo Picasso 


Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de Los Renédios Cipriano de La Santíssima Trindade Ruiz y Picasso ou simplesmente, Pablo Picasso (1881-1973) nasceu em Málaga, na Espanha, e tornou-se um dos mais importantes pintores do século XX. Teve contato com diferentes tendências da pintura moderna, mas destacou-se principalmente como um dos fundadores do Cubismo, corrente artística que, opondo-se à linearidade da pintura renascentista, propunha decompor os objetos em diferentes planos geométricos. 

Um dos grandes gênios da pintura contemporânea, filho de um professor de Desenho e Pintura, deslocou-se ainda jovem para Barcelona, onde estudou Belas-Artes e pintou seus primeiros quadros de tendência acadêmica. No início do século XX, partiu para Paris, cidade em que se instalou em 1904 e onde recebeu a influência de Gauguin e Toulouse-Lautrec (período azul, com obras de tema popular, e período rosa, centrado no mundo do circo).

 Na primavera de 1907, pintou na capital francesa As Senhoritas de Avignon, quadro com que rompe com a profundidade espacial, ao representar as figuras numa simultaneidade de planos, e inicia, assim, seu período cubista.

 Entre 1908 e 1911, desenvolveu sua fase analítica por meio da decomposição das formas, especialmente de paisagens como as de Horta d'Ebre, ao mesmo tempo que reduz a sua gama cromática aos cinzentos.

 Em 1912, interessou-se pela técnica da colagem: Natureza Morta com Cadeira de Palha, com que inicia também sua passagem para o cubismo sintético, no qual prevalece a reconstrução do objeto através de seus planos essenciais. Ao mesmo tempo, sua gama cromática amplia-se de novo, como se observa em Natureza Morta Dentro de uma Paisagem (1915).

Depois de passar por uma fase realista e outra com influências surrealistas, a guerra civil imprimiu uma marca profunda em sua produção. Assim, o bombardeamento da cidade de Guernica levou-o a criar Guernica, exposto no pavilhão espanhol da Exposição de Paris em 1937, como protesto pela violência sem sentido da guerra, sentimento também expresso no quadro Matanças na Coréia (1950).

A partir de 1947, interessou-se especialmente pela cerâmica e pela reelaboração de obras clássicas: Mulheres de Argel, de Delacroix (1955), As Meninas, de Velásquez (1957), ou Merenda Campestre, de Manet (1960).

Em 8 de abril de 1973 morria em Mougins, na França, aos 91 anos de idade, Pablo Picasso.

 “Pinto da mesma forma como outros escrevem uma autobiografia”, disse o artista.